Série: “CONSIDERE A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS”
37/52 – VIDA OU MORTE
Por estarmos em pleno SETEMBRO AMARELO, e justo hoje calhar de ser 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, achei oportuno refletir um pouco sobre esta questão! Até porque, sendo setembro exatamente o mês em que celebro mais um ano de vida, é pertinente que eu também registre aqui os meus protestos contra o suicídio em favor de tantas boas razões que temos para se viver! Nossa Batalha é pela vida, não podemos baixar a guarda e morrer!
Logo me vem à mente a declaração de Jesus: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10) Este paralelo revela novamente os polos que temos traçado em muitas destas semanas: a vida e a morte; Jesus e o Diabo; o bem e o mal... ou seja, os extremos deste duelo que sempre deixa em jogo a bondade e a severidade de Deus. Na verdade, não é bem um “jogo”, embora também haja sempre um que ganha e um que perde. Mas para melhor entendermos as “regras deste jogo”, melhor seria trata-lo com mais seriedade e dar o devido nome, chama-se “Batalha Espiritual”. Sim, uma guerra mesmo entre o Evangelho de Jesus oferecendo vida e vida em abundância... e o engano de Satanás mercadejando a morte e a destruição.
Este tema ganhou ainda mais força esta semana justamente porque nela eu concluí o ensino da Carta de Paulo aos Efésios apresentando para a minha classe o assunto do último capítulo da série: “A Armadura de Deus”. Lá diz assim: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” (Efésios 6:11-13) É ou não é caso de vida ou morte?
Muitos não tem essa consciência de que estamos todos em um campo de batalha e nem sequer se dão conta de que estamos cercados por inimigos, até muito reais, ainda que espirituais, bramando como leões a procura de quem possa tragar, quer seja com um golpe baixo de tentações carnais, quer seja com sutilezas de astuto engano, quer seja com dardos inflamados em forma de palavras de outras pessoas ou pensamentos pessoais na própria mente, quer seja nas estratégias camufladas dos entretenimentos, ou das mensagens subliminares e preliminares da mídia contaminada e das redes sociais envenenadas pelas doses de malícias e maldades que o “deus” deste século borrifou em todos seus veículos de morte. Talvez caiba também para este oponente a aplicação da advertência: “Considerai a maldade e a falsidade de Satanás!” Alguns, não as levando em conta, tornam-se presas fáceis das suas multiformes armadinhas diabólicas! Uma delas, inclusive, o suicídio, assunto em pauta deste mês! Por isso lute pra viver!
Por outro lado, considerando a bondade de Deus, reconhecemos que Ele não nos deixa indefesos e abandonados nesta peleja! Absolutamente! Ele é nosso Senhor dos Exércitos, Aquele Guarda de Israel que vai a nossa frente e não permite que as forças do inferno prevaleçam contra nós. Desde que... desde que sigamos as Suas ordens militares para que esta luta não nos derrote, mas nos leve a vitória. Ele nos provê de armas espirituais, de couraças de justiça, escudos da fé, capacetes da salvação, espadas da Palavra de Deus, e tudo isso bem seguro pelo cinturão da verdade! Aliás, é especialmente nas nossas piores lutas contra os poderes das trevas que nosso Deus manifesta ainda mais a Sua severidade contra o mal e a Sua misericordiosa bondade em defesa dos seus verdadeiros filhos da luz!
Bem conhecido é aquele verso: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31) Que segurança traz aos nossos corações a certeza de que Deus é por nós! Que senso de proteção quando cremos que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”! (I João 4:4) E como é bom saber que “mais são os que estão conosco do que com eles”! (II Reis 6:16) Isso é a pura bondade de Deus! Mas vigie, criatura! Ai de você se descuidar e passar a passear no campo do adversário! A severidade de Deus pode bem chamar a sua atenção com estas mesmas palavras: “Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso! Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos (...) visto que deixaram de seguir ao Senhor, ele não estará com vocês". (Números 14:41-43) Logo, o contrário prova ser verdadeiro: “Se Deus é contra nós, quem será por nós?” Sejamos firmes, fortes e fiéis nas nossas batalhas sabendo de que lado nós estamos e com quem de fato temos que lutar!
Compartilhei minha 37ª semana de 2022
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário