sábado, 3 de dezembro de 2022

49/52 – NINGUÉM ESCAPA I

 Série: “CONSIDERE A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS”


49/52 – NINGUÉM ESCAPA I


Uauu!! Já entramos no último mês do ano! O bom é que este Dezembro está abonado com 5 sábados! Vamos então potencializá-los ao máximo! Aliás, é um bom momento para uma recapitulação! Foi o que eu fiz enquanto pensava o que escrever nesta semana... e revendo cada personagem aqui abordado em cada situação aqui exemplificada, percebi justamente isso: Ninguém escapa da bondade e da severidade de Deus! E para reforçar esta afirmação, nada melhor do que um Provérbio: “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.” (15:3) E para que Ele observa? Como tantas vezes já respondemos aqui: para retribuir a cada um segundo as suas obras! E aí eu comecei a observar que isso já começou muito antes ainda da nossa civilização! Sabem quem foram os primeiros que não consideraram a bondade e a severidade de Deus? Vamos lá conferir essa lista:


1º) OS ANJOS 

“Pois Deus não poupou nem os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno...” (2 Pedro 2:4) Começou já pelo alto escalão, onde ninguém sequer poderia imaginar (no céu!) com quem ninguém sequer poderia suspeitar (os anjos!).


2º) OS PRIMEIROS ADÃO E EVA

Estes já foram bem analisados em nossas primeiras semanas deste ano! Também, jamais poderíamos conceber que os “inocentes” seriam os maiores culpados e os moradores da “perfeição” seriam expulsos e contaminados pelo pecado!


3º) OS PATRIARCAS

Na sequência vieram os patriarcas, e vemos por toda a história de Abrão, Isaque, Jacó, até José e seus irmãos o quanto Deus foi bondoso e misericordioso com eles! Mas nem por isso deixou de ser também severamente justo quando necessário! Uma amostra bem drástica foi a de Gênesis 38 onde conta que “Judá escolheu uma mulher (...), para seu filho mais velho. Mas o Senhor reprovou a conduta perversa de Er,(...) e por isso o matou. Então Judá disse a Onã: ‘Case-se com a mulher do seu irmão, cumpra as suas obrigações de cunhado para com ela e dê uma descendência a seu irmão’.  (...) O Senhor reprovou o que ele (Onã) fazia, e por isso o matou também.” (vs. 6-10) Simples assim! Podiam ter um Final Feliz, mas...


4º) HEBREUS

Depois dos patriarcas, vem a história dos Hebreus saindo do Egito sob a liderança de Moisés, e no caminho do deserto uma ocorrência fatídica também demonstrou a bondade e a severidade do Senhor: “Vocês viram com os próprios olhos o que o Senhor fez em Baal-Peor. O Senhor, o seu Deus, destruiu do meio de vocês todos os que seguiram a Baal-Peor, mas vocês, que permaneceram fiéis ao Senhor, o Deus de vocês, estão hoje todos vivos.” (Deuteronômio 4:3,4)


5º) JUÍZES

Josué foi o sucessor de Moisés, e a partir dele sucederam vários juízes, mas veja o que ele disse antes de partir: "Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.

Mas, assim como cada uma das boas promessas do Senhor, do seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que lhes deu. Se vocês violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, e passarem a cultuar outros deuses..., a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele lhes deu". (Josué 23:14-16) Ou seja, a permanência na terra prometida dependia da fidelidade do povo à Aliança! Infelizmente sabemos que só uma minoria entrou!


6º) REIS

Seguiram-se o período dos reis! E uma das declarações mais emblemáticas do Senhor para Salomão que engloba toda a monarquia seria esta: “E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças, firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel. Mas, se vocês ou seus filhos se afastarem de mim e não obedecerem aos mandamentos e aos decretos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então motivo de zombaria entre todos os povos.” (1 Reis 9:4-7) Adiantamos já na História e infelizmente sabemos que Israel foi levado cativo ficando apenas um remanescente!


E a lista não acaba aí... prometo continuar na semana que vem, quem sabe os últimos da lista não seremos nós mesmos? 


Compartilhei minha 49ª semana de 2022


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

53/53 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Série: “CONSIDERE A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS” 53/53 – CONSIDERAÇÕES FINAIS Vamos então às “considerações finais”! Só fique bem claro,...