sábado, 10 de dezembro de 2022

50/52 – NINGUÉM ESCAPA II

 Série: “CONSIDERE A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS”


50/52 – NINGUÉM ESCAPA II


Na semana passada comecei repassando aqui uma lista de todos aqueles que não escaparam da bondade e da severidade de Deus, desde os ANJOS no céu, seguindo por ADÃO & EVA na terra, prosseguindo com os PATRIARCAS, os HEBREUS, seus JUÍZES e REIS. Vimos em cada um destes períodos as respectivas advertências do Pai disciplinando seus filhos com recompensas de acordo com a fiel obediência ou com a rebelde transgressão. Sem escapatória nem mesmo para os anjos “que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” (Judas 1:6) Nem mesmo para os justos heróis da fé que começaram bem, mas acabaram mal segundo o alerta o Senhor: “...desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.” (Ezequiel 18:24) Então, isso faz eco com as próprias palavras do Mestre Jesus: “Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.” (Mateus 3:9,10) Não basta ser árvore!


Assim, não é seu escalão celestial que te garante... não é sua descendência judaica ou sua procedência cristã... é sim, o “selo do Espírito Santo” que te dá o penhor, a marca de quem você pertence, por meio de quem você pode dar fruto e só por quem se adquire um caráter justo e justificado, santo e regenerado, que começa e permanece Nele até o fim!


Mas vamos continuar conferindo o nosso checklist para ver até onde vai... paramos no top 6, prosseguimos com o 7º:


7º) SACERDOTES

A estes o Senhor certa vez declarou: “Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre. Mas agora o Senhor declara: Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo. Levantarei para mim um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o meu coração e o meu pensamento. Edificarei firmemente a família dele, e ele ministrará sempre perante o meu rei ungido.” (1 Samuel 2:30,35) Uma referência à família desprezível do sacerdote Eli em contraposição a prevista fidelidade de Samuel.


8º) FARISEUS

Citamos os levitas, tribo separada para o sacerdócio desde Moisés, e incluo aqui outra casta de religiosos aparentemente intocáveis! No entanto, igualmente igualados na mesma repreensão divina: "Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus!” (Lucas 11:42) Diga-me se estes não estavam provocando a severidade de Deus com este comportamento puramente legalista e hipócrita! Certamente não escapariam! O Senhor via além das aparências, via o coração, onde deveriam considerar, ao invés de desprezar, a severa justiça e o amor bondoso de Deus!


9º) TODO O POVO

Acredito que podemos tomar esta exortação para todo o povo de Deus em todos os níveis: “Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e, se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem! Todavia, se vocês desobedecerem ao Senhor e se rebelarem contra o seu mandamento, sua mão se oporá a vocês da mesma forma como se opôs aos seus antepassados.” (1 Samuel 12:14,15)

“Da mesma forma” como fez com os antepassados, como faz com os presentes e como certamente fará com os futuros... afinal, bem verdade é que “A mão bondosa de nosso Deus está sobre TODOS os que o buscam, mas o seu poder e a sua ira são contra TODOS os que o abandonam". (Esdras 8:22) 


Espero que estejamos todos inclusos na categoria dos que “O buscam” e desfrutemos do acolhimento da bondosa mão do nosso Deus! Mas se por alguma razão você estiver entre os que “O abandonam”, arrependa-se enquanto é tempo de escapar da ira de Deus e se cobrir seguro debaixo da superabundante graça do nosso Pai Celestial! De fato, eu e você somos o Top 10 desta lista e de maneira nenhuma escapamos da bondade e da severidade de Deus!


Compartilhei minha 50ª semana de 2022


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

53/53 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Série: “CONSIDERE A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS” 53/53 – CONSIDERAÇÕES FINAIS Vamos então às “considerações finais”! Só fique bem claro,...