Série: “CONSIDERE A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS”
16/52 – OS DOIS LADRÕES DA CRUZ
Nesta semana de Páscoa, achei oportuno relembrar a cena do calvário! Aliás, um dos elementos que mais expressam a bondade e a severidade de Deus é a CRUZ! Na 5ª e 6ª semana já pincelei um pouco sobre isso na morte de cruz de Jesus. Mas hoje vamos considerar as outras duas cruzes do Gólgota. O Evangelho de Lucas 23:32-33 e 39-43 relata assim:
“Dois outros homens, ambos criminosos, também foram levados com ele, para serem executados. Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda.
Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: ‘Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!’
Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: ‘Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal’. Então ele disse: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino’.
Jesus lhe respondeu: ‘Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso’.”
Curioso pensar no fato de Jesus não ter sido crucificado sozinho! Poderia! Mas acredito seriamente que Deus tinha um propósito intencional nesta disposição das 3 cruzes sobre o monte. Interessante também observar que Jesus está bem no meio dos dois ladrões. Tenho por mim que este quadro quer mostrar a centralidade de Jesus na vida da humanidade.
Sabemos, cremos e ensinamos muito bem que Jesus morreu em nosso lugar! Mas a Bíblia também ensina que morremos com Cristo: “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele...” (Romanos 6:6)! Esta parte, porém, já não é assim tão bem assimilada. Por isso, deixe-me esclarecer como a figura do calvário ilustra bem esta verdade. Cristo, sim, está lá representando eu e você, morrendo em nosso lugar! Como inocente, tomando o castigo da nossa culpa! Mas Ele não está lá sozinho! Aqueles 2 criminosos também nos representam! Estão ali “morrendo com Cristo também”. Por que? Porque TODOS pecaram! Todos nós somos “ladrões de autoridade”, porque roubamos a autoridade divina sobre nossas vidas ao escolhermos obedecer à nossa própria vontade em transgressão à Lei de Deus, e o nome disso é pecado! E pecado é crime que leva ao juízo de condenação e cuja sentença é a morte!
Logo, aqueles criminosos estão ali com razão e bem representam toda a humanidade que, condenada pelo pecado, sofre a justa severidade da morte. Sim, todos são devidamente merecedores da severidade de Deus! Por isso os dois ladrões estavam “mortos em seus delitos e pecados” como também nós estávamos! Ainda que tão perto da salvação... mesmo que ao lado do Salvador... quantos tantas vezes ainda blasfemam, desprezam, ignoram Aquele que pode oferecer a única oportunidade, ainda que no último suspiro de vida... Contudo, a severidade que deveria leva-los desesperadamente ao quebrantamento clamando por socorro e misericórdia, tem levado a maioria ainda mais a um endurecimento de coração cada vez mais sepulcral!
Mas a cruz também representa a extrema bondade de Deus! Enxergamos isso quando um dos malfeitores, convencido do pecado, da justiça e do juízo pelo Espírito Santo, encontrou acesso à esta bondade extraordinária e imerecida no momento em que, arrependido clamou “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino" (v:42)! Diferente do outro, este temeu a Deus estando sob a mesma sentença. Entendeu que estava sendo punido com justiça, porque estava recebendo o que seus atos mereciam. Mas mais do que isso, compreendeu que Jesus Cristo era santo, que ao seu lado estava não simplesmente um “homem [que] não cometeu nenhum mal”, mas o verdadeiro Rei dos reis que poderia lembrar-se dele em Seu Reino! Este me representa porque provou a bendita e bondosa salvação como todos aqueles que também “Estando ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo... pela graça fomos salvos”! (Ef. 2:5)
As 3 cruzes no Calvário anunciam que a SEVERIDADE DE DEUS É PARA TODOS, porque TODOS PECARAM. Mas igualmente proclama que a BONDADE DE DEUS também é para TODOS, “porque Deus amou [TODO] o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que TODO aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16). Novamente Deus coloca diante de nós a escolha: A severa condenação pela razão ou a bondosa justificação pela fé?
Eu escolhi a justificação pela fé como o ladrão da direita! ESTOU SALVA! O da esquerda escolheu a condenação! PERECEU! E você? Escolha a vida eterna! Escolha por uma Feliz Páscoa!
Compartilhei minha 16ª semana de 2022
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário